FAMÍLIA

"Não separe o homem, o que Deus uniu."

quinta-feira, 26 de julho de 2012

CURIOSIDADE: A Igreja Católica pelo mundo

A IGREJA CATÓLICA PELO MUNDO - 9

PARÓQUIA DE SANT'ANA - GRAVATÁ-PE

BRASIL



A Igreja Matriz de Sant‟Ana teve sua pedra fundamental lançada no dia 19 de outubro de 1938, sacrificando a primeira capela erguida por José Justino Carreiro de Miranda, sob a invocação de Nossa Senhora de Sant‟Ana, que teve o início de sua construção em 1810, sendo inaugurada em 26 de julho de 1822 e demolida em maio de 1940. Aos 15 de novembro de 1940 foi inaugurada a nova Matriz da Sant‟Ana, criação do então prefeito Antônio Didier. 

O prédio da Igreja Matriz de Sant‟Ana, foi erguido sob a supervisão do engenheiro Carlos Fest. A planta, aprovada pela Comissão de Arte Sacra da Arquidiocese, abriga a capela, o coro e a sacristia, traz uma torre sineira lateral de 35m, nave única com porta almofadada e frontão em volutas com óculo encimado por uma cruz de concreto. Apresenta dois corredores laterais e 14 altos janelões de vidro.
 
O Altar belíssimo, doado no ano de 1939 pela Senhora Idalina Didier, esposa do industrial Antônio Didier Sobrinho, abriga a imagem original, da antiga capela, de Nossa Senhora Sant‟Ana, padroeira do município, esculpida em madeira e com detalhes em ouro, uma relíquia da arte barroca, vinda de Portugal. Ladeando a imagem da padroeira encontramos dois nichos com as imagens de São Joaquim (em gesso) e de São José da Bota Preta (em madeira). Acima da imagem de Nossa Senhora Sant‟Ana destaque para a imagem de Jesus Crucificado (em gesso). Distribuídas nas paredes laterais do templo imagens do Sagrado Coração de Jesus, Santo Antônio, Santa Bárbara, Nossa Senhora das Graças, Santa Inês e São Luiz Gonzaga, Santa Terezinha do Menino Jesus, São Cristóvão e Nossa Senhora da Conceição, além de quadros que representam a Via Crucis de Jesus todas em madeira e mármore branco. Há em uma parede, perto do altar mor, ao lado da pia batismal um emblema em formato de cruz, azul e branco com os dizeres: “Anno 1900 - Jesus Chistus – Deus Homo – Vivit – Regnat – Imperat” que quer dizer “Ano 1900 – Jesus Cristo, Deus Homem. Vive, Reina e Impera", emblema este que pertenceu à antiga capela e foi fixada na parede da sua sacristia em junho de 1922, após a missa em homenagem ao seu centenário. 

Sua fachada principal é voltada para a Praça Justino Carreiro de Miranda, popularmente conhecida como Praça da Matriz, que na última reforma em 2008, foi incorporada a entrada da igreja tornando-as um só conjunto arquitetônico. A esquerda da Igreja Matriz, no lado externo, existe um oratório em alvenaria e pedra com a imagem em gesso de Nossa Senhora de Fátima. 

A Igreja Matriz passou por várias reformas durantes esses anos, mas nenhuma trouxe tantas mudanças estruturais quanto a última realizada entre 2007 e 2008. Dois espaços laterais do altar-mor antes com cadeiras para a assembléia assistir os cultos religiosos foram modificados. O lado direito hoje é ocupado pela pia batismal que antes se localizava nos fundos da igreja, e o lado esquerdo hoje esta a Capela do Divino, antes na frente do altar-mor. Ainda foi modificado o presbítero (altar, assento do padre e púlpito) originalmente em madeira e agora em mármore. 

Por trás da igreja, existe uma antiga sala, onde ficava a pia batismal e hoje descansam os restos mortais e são as sepulturas de alguns cidadãos do município que tiveram ligação com a igreja como o Sr. Luis Beltrão Jorge (1830-1893), a Senhora Bellarmina Maria A. Feitosa (1865-1923), Amando Martins Moreira (1907-1926), Dr. Francisco Apollônio Jorge (1867-1898), Dona Maria Helena de Oliveira (1937-1999) e de párocos da cidade como o Padre Vigário Ildefonso de Farias Castro, o Monsenhor José Elias de Almeida (1901-1973) e Monsenhor Padre Cremildo Batista de Oliveira (1930-1998). Nesta sala existe ainda a imagem em tamanho natural do Nosso Senhor Morto (em gesso), dentro de uma cúpula de madeira e vidro. Uma escada em alvenaria conduz ao coro da igreja que fica na parte de trás da nave, e outra escada, esta em madeira leva até o alto da torre sineira. 

A igreja Matriz de Santa‟Ana recebeu na última reforma física de 2007-2008, na parte externa rampas de acesso a pessoas com deficiência e com dificuldade de locomoção. Teve sua fachada externa recentemente todo pintada. Encontra-se em bom estado de conservação e limpeza. Patrimônio da Paróquia de Sant‟Ana.

Fonte: www.prefeituradegravata.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário